Prémio Empreendedor Imigrante do Ano

Esta iniciativa da Plataforma Imigração visa premiar imigrantes que se tenham distinguido pelo seu papel empreendedor e responsável no contexto da sociedade portuguesa, e que sejam exemplos de integração pró-activa e inovadora e, eventualmente, de estímulo à cooperação entre os seus países de origem e Portugal.

São destinatários deste Concurso imigrantes que: não detenham nacionalidade portuguesa; tenham autorização de residência em Portugal à data da candidatura; sejam residentes em Portugal há mais de cinco anos, a contar da data da candidatura; à data do início da residência em Portugal não fossem cidadãos da União Europeia; detenham um perfil que se enquadre nos objectivos do concurso.

Entende-se por empreendedor o indivíduo persistente, que gosta de arriscar e de aceitar desafios e que cria algo de novo ou acrescenta valor a algo já existente, através de muita dedicação e esforço.
O conceito referido anteriormente inclui não apenas a criação de novas empresas ou entidades (empreendedor por conta própria) mas também a introdução, por colaboradores criativos, de processos, produtos ou serviços inovadores nas empresas ou organizações onde trabalham (empreendedor por conta de outrem) e, ainda, atitudes de responsabilidade social pró-activa.

Neste quadro todos os anos abre um concurso (em data a anunciar).

A decisão de atribuição é da responsabilidade do Núcleo Fundador da Plataforma Imigração, com base numa proposta apresentada por um júri presidido pelo Dr. António Vitorino.

O Prémio no valor de €20 000 é entregue, todos os anos, em cerimónia pública no Dia Internacional dos Migrantes, 18 de Dezembro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *